quarta-feira, 8 de julho de 2009

Polo Aquático

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic



HISTÓRIA


Não existe muitos registros sobre a origem do desporto. Sabe-se, porém, que a palavra pólo se originou da pronúncia da palavra indígena "pulu", que significa pelota e era utilizada no começo do século XVIII para designar um jogo utilizado para entreter o público durante as competições de natação de longa distância.
Nesse jogo, duas equipes se enfrentavam, montadas sobre barris de madeira com cabeça de cavalo. Cada barril era dirigido com remos e se jogava de um modo similar ao pólo a cavalo. Durante mais de 20 anos não existiram regras e as partidas eram disputadas com equipes de sete, dez ou 20 jogadores.
Uma versão mais aproximada do actual pólo aquático se parecia com o rugby e era jogado na Inglaterra, primeiro em rios e lagos e depois em piscinas cobertas. Em 1869, uma bola feita com borracha começou a substituir a original, feita com estômago de porco.

Image and video hosting by TinyPic


No ano seguinte, o London Swimming Club codificou as primeiras regras para a prática do desporto em piscinas, para quebrar a monotonia dos longos treinos da natação. Naquele mesmo ano, aparece na imprensa londrina uma referência ao jogo, informando sobre uma partida de foot-ball aquatic, disputada na piscina do West-End por duas equipes de sete jogadores.Em 1876, William Wilson, um escocês da cidade de Glasgow, na época um conhecido gerente de piscinas, foi contratado pelo Accord Swimming Club, da cidade de Aberdeen, para desenvolver um jogo aquático para entreter os sócios. Wilson implementou um jogo similar ao futebol, porém na água, onde os passes e os gols deviam ser executados com os pés. Como esta modalidade era muito complicada - especialmente quando jogada nos rios -, as regras foram mudadas, permitindo a utilização das mãos.
O primeiro jogo com este regulamento foi disputado no mesmo ano, na festa de abertura da piscina de William Wilson, entre a equipe do Victoria Baths e a selecção da Escócia. Esta foi a primeira partida disputada em um campo delimitado, com balizas, árbitro e duas equipes com sete jogadores cada.
Em 1880, equipes da Inglaterra e da Escócia se enfrentaram pela primeira vez, embora curiosamente jogassem com regras diferentes. Por esse motivo, a London Swimming Association não reconheceu o novo desporto até 1885, quando foram unificados os regulamentos.Antes do final do século XIX, o desporto se desenvolveu rapidamente por toda a Grã-Bretanha, dando origem a muitos clubes na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. Em 1888, o pólo aquático foi levado aos Estados Unidos - primeiro país do continente americano a praticá-lo - por John Robinson, um treinador de natação inglês, encarregado de criar uma equipe na Boston Athletic Association. Dois anos depois, Arnold Heiban formou uma equipe no Sydenham Swimmers Club, em Rhode Island. No final de 1890, o New York Athletic Club (NYAC) adoptou o jogo.
O desporto foi incluído nos Jogos Olímpicos de Paris-1900. Naquele ano, o torneio contou com sete equipes participantes: Osborne Swimming Club de Manchester (Reino Unido), Swimming and Water Polo Club de Bruxelas (Bélgica), Berliner Swimming Club Otter (Alemanha) e os franceses Libellule de Paris, Pupilles de Neptune de Lille 1, Tritons Lillois de Lille e Pupilles de Neptune de Lille 2. Na final, os ingleses venceram os belgas por 4 a 2. Ao lado do futebol, o pólo aquático foi o primeiro desporto colectivo incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos.Em Saint Louis-1904, participaram das Olimpíadas apenas equipes dos Estados Unidos. A Alemanha estava inscrita, porém desistiu de participar após descobrir que o torneio seria disputado com as regras norte-americanas - muito mais violentas.
Em 1911, a Federação Internacional de Desportos Aquáticos (FINA), que havia sido fundada três anos antes, determinou a utilização exclusiva das regras anglo-escocesas. Outra grande mudança foi em relação à bola. Depois das Olimpíadas de 1936, deixou-se de utilizar a do futebol, feita de couro - porque absorvia água e ficava pesada demais -, e passou-se a usar uma com câmera recoberta de borracha, idealizada por James Smith.
No torneio olímpico masculino, a grande campeã é a Hungria, que já facturou sete medalhas de ouro. Em Sydney-2000, o torneio de pólo aquático deixou de ser exclusivamente masculino e ganhou sua versão feminina. A anfitriã Austrália ficou com o título ao derrotar os Estados Unidos.

REGRAS

Gerais - As primeiras regras foram estabelecidas no Reino Unido, em 1869. Cada time é formado por sete jogadores, que se distribuem pela área de 30 m x 20 m (homens) e 25 m x 17 m (mulheres) na piscina. Em cada extremidade há um gol de 3 m de largura por 90 cm de altura a partir da superfície da água. A bola, com cerca de 70 cm de diâmetro, é revestida de material à prova d'água. As partidas têm quatro períodos de sete minutos, com dois de intervalo entre cada quarto.
As piscinas devem ter pelo menos dois metros de profundidade e os jogadores não podem tocar nas bordas e nem no fundo. Com excepção dos goleiros, não é permitido colocar as duas mãos ao mesmo tempo na bola.
Os times têm 35 segundos de posse de bola até atirá-la ao gol adversário. Eles também têm direito a dois pedidos de tempo, de um minuto de duração cada, durante a partida. No início de cada período, a bola fica no meio da piscina e os jogadores ficam alinhados em seu próprio gol. Quando o árbitro autoriza, os jogadores nadam para conquistarem a sua posse.Infrações - Existem dois tipos de faltas: simples e graves. Além de tocar a bola com as duas mãos e exceder o tempo de posse de bola, existem três ocorrências que significam falta simples: afundar e bola - com ou sem intenção -, impedir que o oponente arremesse e empurrar um adversário.
As faltas graves provocam a expulsão do jogador que a cometeu por 20 segundos. Após três, o atleta é excluído da partida. Essas infracções são espirrar água no rosto do oponente, interferir numa cobrança de falta a favor da equipe adversária e desrespeitar o árbitro.
A grande penalidade é marcada quando um jogador estiver na direcção do gol e dentro da área de quatro metros. A infracção é cobrada da própria linha de quatro metros, somente com o goleiro tentando impedir o gol.
Disputas olímpicas - Três regras foram introduzidas após os últimos Jogos. Em Atenas, não haverá limite de substituições de jogadores, e estas poderão ser feitas a qualquer momento do jogo. Estabeleceu-se também uma linha a sete metros do gol - demarcada por bóias verdes. Se a falta for cometida antes dessa linha, pode ser batida de maneira directa.
No torneio masculino, com 12 países, as selecções são divididas em dois grupos com seis participantes cada. Dentro de cada chave, as selecções jogam entre si, em turno único. Os quatro primeiros classificam-se para os quartos-de-final. A partir daí, os jogos são eliminatórios. Os perdedores da semifinal disputam a medalha de bronze. Os vencedores fazem a final.
Na competição feminina, as oito selecções se dividem em dois grupos de quatro cada. Os dois primeiros de cada grupo vão para as semifinais. Os ganhadores classificam-se para a final e os perdedores vão para a disputa do bronze. As quatro selecções eliminadas na primeira fase continuam nas Olimpíadas para a disputa do quinto ao sétimo lugar.



0 comentários:


JMC * Template