Union Internationale de Pentathlon Moderne
Fundada em 1948; 94 Filiados
Desporto olimpico desde 1912
HISTÓRIA
A primeira aparição do desporto foi ainda na Antiguidade, por volta do ano 708 a.C., sob a influência dos soldados da cidade grega de Esparta - que o praticavam como forma de treinamento. Considerado a parte mais importante das Olimpíadas da era antiga, o pentatlo tinha as seguintes provas: corrida, salto em distância, arremesso do disco, salto em altura. As provas eram eliminatórias e apenas dois competidores decidiam o título numa prova de luta. O vencedor era aclamado no território grego e cultuado como um semideus.
Porém, existe a lenda do jovem oficial francês da cavalaria do exército de Napoleão Bonaparte, que foi encarregado de entregar uma mensagem. Para cumprir seu objectivo, partiu a cavalo. Percorreu terrenos acidentados e atravessou linhas inimigas até seu animal ser morto numa batalha. Enfrentou seus adversários com uma arma de fogo e uma espada. Para completar a missão, atravessou um rio de forte correnteza e correu até entregar a mensagem ao destino.
Imaginando uma competição que conseguisse premiar o atleta mais completo, como se fazia no pentatlo dos Jogos Antigos - disputados há 2700 anos -, o barão Pierre de Coubertain inspirou-se na história do oficial francês para introduzir o desporto nos Jogos da era moderna.Aprovado no Congresso do Comité Olímpico Internacional, realizado em Budapeste, Hungria, um ano antes, o pentatlo estreou nas Olimpíadas de Estocolmo-1912, com a disputa das seguintes modalidades: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida.
Durante várias décadas, o desporto também foi utilizado como parte dos exames finais em numerosas academias militares da Europa. O pentatlo foi administrado directamente pelo Comité Olímpico Internacional até 1948, ano em que foi criada a União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM), fundada pelo sueco Gustaf Dyrssen, campeão olímpico da modalidade em 1920.
REGRAS
O pentatlo moderno é composto pelas seguintes provas: tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Todas as modalidades, tanto no masculino quanto no feminino, são disputadas em um dia.Os resultados das primeiras quatro provas - tiro, esgrima, natação e hipismo - são convertidos, por uma tabela de equivalência, em tempo e determinam a ordem de largada e o tempo entre os competidores para a última prova: a corrida. O líder larga primeiro. Depois o segundo, seguido pelo terceiro e assim sucessivamente.
TiroCada competidor tem direito a vinte disparos, um para cada alvo. A arma utilizada é uma pistola 4,5 mm de ar comprimido. Cada disparo - há dez metros de distância - tem que ser efectuado em 40 segundos.
O acerto no anel central rende 200 pontos. Se o atleta conseguir a pontuação mínima de 172 por alvo, terá garantido mil pontos de bónus. Para cada ponto a cima, soma-se 12 aos mil. A cada ponto abaixo, são descontados 12 pontos.
EsgrimaA competição é disputada com todos se enfrentando entre si. O tipo de arma usada é a espada. Se ninguém for tocado, os dois saem perdedores. Cada toque no adversário soma-se ponto e desconta-se no rival.
Nos Jogos Olímpicos são 32 competidores masculinos e 32 femininos. Nas duas categorias, cada esgrimista terá que fazer 31 lutas. O competidor que obtiver 70% de aproveitamento - o equivalente a 22 vitórias - conquista mil pontos. Cada vitória acima dá mais 30 pontos.NataçãoA prova de 200 m livre é disputada em piscina de 50 m. Para os homens, o tempo de 2min30s equivale a mil pontos. Cada segundo abaixo ou acima causa uma perda ou acréscimo de dez pontos ao nadador. Cada milésimo equivale à perda ou ao acréscimo de um ponto.Para as mulheres, o tempo de 2min40s equivale a mil pontos. A perda ou o acréscimo de pontos segue o mesmo modelo da competição masculina.
Hipismo
A competição é composta por doze obstáculos - de no máximo 1,20 m de altura - em um percurso de 350 a 450 m. O tempo para o trajecto é estabelecido de acordo com a distância. Os cavalos são sorteados no início da competição. Antes da prova, os cavaleiros têm 20 min para conhecer o percurso e o animal.
Cada conjunto inicia o percurso com 1200 pontos. Cada falta ao longo do percurso causa desconto. Um refugo perde 60 pontos, derrubar um obstáculo equivale a 28 pontos a menos e, caso o cavaleiro caia da montaria, 40 pontos serão descontados. Os atletas também perdem ponto caso excedam o tempo permitido.
CorridaÉ a competição decisiva do pentatlo. A diferença de pontos acumulados nas outras provas entre os atletas é convertida em segundos. Cada dois pontos de diferença entre os atletas equivale a meio segundo.
O percurso é realizado em pista de cross-country de 3000 m de extensão. Os homens que completarem o percurso em até 10 min e a mulher em até 11min20s ganham mil pontos de bónus.
0 comentários:
Enviar um comentário