terça-feira, 16 de junho de 2009

Voleibol de Praia

Image and video hosting by TinyPic

International Volleyball Federation
Fundada em 1947; 218 Filiados
Desporto olímpico 1996


HISTÓRIA

O voleibol de praia começou oficialmente em 1920, nas praias do Havaí, com partidas disputadas por equipes de seis jogadores, embora há dados que confirmem que o desporto já era praticado em Santa Mónica, Califórnia.

Em 1927, o desporto atravessou o Oceano Atlântico e se converteu em uma das actividades mais populares dos acampamentos nudistas de Francoville, na França. Já nos anos 30, era praticado assiduamente nas cidades francesas de Palávas, Lacuana e Royan, em Praga, na Checoslováquia, e na cidade de Riga, na Letónia. Entretanto, foi nas praias de Santa Mónica, nos Estados Unidos, onde começou a diminuir a quantidade de jogadores por equipe. Primeiro, o número se reduziu para quatro e, posteriormente, para dois.

Em 1947, foi disputado o primeiro torneio oficial de duplas masculinas, jogado em State Beach, na Califórnia, e organizado pela empresa Holtzman. Um ano mais tarde, a companhia Pepsi Cola realizou um torneio de grande sucesso com prémios em dinheiro. O torneio provocou uma "febre" pelo jogo e culminou na organização do primeiro circuito de voleibol de praia na Califórnia, envolvendo as cidades de Santa Bárbara, State Beach, Corona Del Mar, Laguna Beach e Santa Mónica, com a participação de centenas de jogadores. Na mesma época, foi disputado no Brasil o primeiro torneio, patrocinado pela empresa Newspaper Publishing.

A primeira entidade encarregada de criar torneios e unificar as regras - a Associação de Voleibol de Praia da Califórnia - foi fundada em 1965. Neste mesmo ano, foram disputados os torneios de Tahoe, Santa Cruz, Santa Bárbara e San Diego. No torneio de San Diego, um prémio de US$ 1.500 era oferecida à dupla vitoriosa na competição.

Em 1976, o voleibol de praia se converteu em um desporto de grande popularidade, ajudado pela realização do primeiro campeonato mundial. O evento foi realizado na praia de State Beach, nos Estados Unidos, e foi acompanhado por um público de mais de 30 mil espectadores.

Na temporada 1989/90, foi criado o Circuito Mundial de Voleibol de Praia, com torneios no Brasil, Itália, Japão e Estados Unidos. No dia 8 de setembro de 1990, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol), reunida na cidade de Lausanne, na Suíça, resolveu discutir as futuras regras e o calendário da modalidade. No congresso, foram escolhidos França, Itália, Japão e Brasil como países anfitriões dos campeonatos Mundiais masculinos.

Em 1992, o voleibol de praia se tornou desporto profissional. Nos Jogos de Barcelona, ainda como desporto exibição, fez grande sucesso junto ao público, que lotou as praias de Almería. No ano seguinte, Juan Antonio Samaranch, então presidente do COI; Billy Paine, presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996; e outros membros do COI assistiram, juntos a 140 mil espectadores, às finais do campeonato Mundial realizadas nas praias do Rio de Janeiro. No dia 24 de Dezembro do mesmo ano, o voleibol de praia foi reconhecido como desporto olímpico.

A primeira competição olímpica foi realizada no mês de Julho de 1996 em Atlanta Beach, em um estádio com capacidade para 10 mil espectadores. Os ingressos para o evento se esgotaram com um ano de antecedência.

REGRAS

O jogo de voleibol de praia é disputado em dois sets de 21 pontos, com uma dupla - masculina ou feminina - para cada lado. Se necessário, há ainda um último set de 15 pontos. Caso a partida esteja empatada em 20 a 20 ou 14 a 14, vence a dupla que conseguir uma margem de dois pontos.

Desde 2001, está em vigor a regra do ponto directo ou sistema de contagem contínua, sem a antiga vantagem. Os pontos são válidos cada vez que uma das duplas colocar a bola no chão do campo adversário (incluindo o toque de bloqueio).

Cada dupla pode tocar na bola no máximo três vezes antes de devolvê-la para o outro lado. Um jogador não pode segurar a bola nem tocá-la duas vezes seguidas, mas pode bater na bola com qualquer parte do corpo, inclusive os pés.

A dupla que conseguir vencer o ponto obtém o direito de servir. Cada jogador da dupla reveza-se no serviço. Se a dupla que tem o serviço vence o ponto, o mesmo jogador mantém-se no serviço.

Após o serviço, a bola pode tocar na rede e, se isso ocorrer e cair no campo adversário, o jogo prossegue. Se o serviço ficar retido na rede é ponto do adversário. Quando um jogador de voleibol de praia encostar qualquer parte do corpo na rede, a dupla perde o ponto.

O campo de areia mede 16 metros por 8 metros. A rede, que mede 8,5m de comprimento por 1 m de largura, é fixada a uma altura de 2.43 m para homens e 2.24 m para as mulheres. A cada sete pontos, as duplas trocam de lado e cada dupla tem direito a dois tempos de 30 segundos por set.

Nos Jogos Olímpicos são classificadas 48 duplas, 24 no masculino e 24 no feminino, sendo que cada país poderá ser representado por no máximo duas equipas. Elas serão colocadas em seis grupos, contendo quatro pares, mas respeitando o ranking internacional. Os dois melhores de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam para os oitavos-de-final, quando os confrontos serão por eliminatórias até a decisão de medalhas.




0 comentários:


JMC * Template