Fédération Internationale de Tennis de Table
Fundada em 1926; 186 Filiados
Desporto olímpico desde 1988
HISTÓRIA
O começo do ténis de mesa não está muito claro. Segundo alguns historiadores, o jogo teria sido criado na Inglaterra por volta do ano de 1870, em um clube de ténis, com material totalmente improvisado, em um dia chuvoso que impedia a prática do ténis. Este material estaria composto pelas tampas de madeira das caixas de charutos, utilizadas como raquetes, rolhas de cortiça de garrafas de champanhe, devidamente arredondadas, utilizados como bolas e a superfície de uma mesa de bilhar, dividida por livros a modo de rede, como mesa de jogo. Os estudantes universitários adoptaram rapidamente o jogo de salão e o divulgaram por todo o território das Ilhas Britânicas.
Já em 1891, Charles Barter, da cidade Blucestershire, registrou uma patente com bolas de cortiça. No mesmo ano, o norte-americano James Gibbs, famoso atleta e fundador da American Athletic Association, improvisou um material que consistia em uma rede fixa a dois pequenos postes sobre uma superfície de madeira elevada do chão. Com esse material, Gibbs inventou um jogo disputado a 21 pontos utilizando bolas de borracha. Em 1894, a empresa Ayres Ltd. Já anunciava um jogo de ténis em miniatura. O mesmo Gibbs, pouco tempo depois, substituiu as bolas de borracha por umas pequenas bolas de celulóide encontradas à venda no mercado.
Os grandes torneios de ténis de mesa começaram na Inglaterra no início do século XX com a participação de centenas de jogadores e prémios de até 25 libras esterlinas. Em 1901, foi criada na Inglaterra a Associação de Ping-Pong (um dos nomes do jogo). Os principais jogadores ingleses da época teriam um importante papel na evolução mundial do ténis de mesa.A invenção da raquete coberta por uma camada de borracha em ambos os lados é atribuída a Goode, um jogador inglês. Este jogador forrou sua raquete com um pano de borracha similar ao utilizado pelos farmacêuticos para colocar encima do balcão onde faziam a manipulação das formulas médicas. Graças a seu invento, Goode venceu inúmeros torneios.
As regras do jogo foram codificadas em 1922 por Ivor Montagu, um estudante da Universidade de Cambridge. Em janeiro de 1926, cinco países (Áustria, Inglaterra, Alemanha, Hungria e Suécia) fundaram a ITTF (International Table Tennis Federation), em Londres, coincidindo com a disputa do I Campeonato Mundial, do qual participaram jogadores da Hungria, Áustria, Inglaterra, País de Gales, Checoslováquia e Alemanha. No feminino, o campeonato foi disputado apenas por onze jogadoras inglesas, duas austríacas e uma húngara. Nesse momento histórico o ténis de mesa começou a ganhar projecção internacional como desporto, embora ainda devesse ser organizado e devidamente regulamentado, tarefa que se impôs como meta à recém-criada federação internacional.
Em 1967, existiam 89 associações nacionais filiadas à ITTF. Em um congresso realizado na cidade de Estocolmo, na Suécia, começou a ser debatida conveniência de tornar o ténis de mesa um desporto olímpico. Dez anos mais tarde, o director técnico do COI, Harryu Banks, escreveu oficialmente para a ITTF, comunicando que o Comité Olímpico Internacional, na sua reunião número 79, realizada em Praga, tinha resolvido reconhecer o ténis de mesa como desporto olímpico.
Durante o 11º Congresso Olímpico em Baden-Baden, na Alemanha, em 1981, foi resolvido incluir o ténis de mesa nos Jogos de Seul, em 1988. Desde então, o desporto vem sendo disputado em todas as edições. Os chineses comprovam, a cada Olimpíada, a grande supremacia no desporto, conquistando 13 das 16 medalhas de ouro que foram disputadas. A Coréia do Sul, com duas medalhas, e a Suécia, com uma, são os outros países que já conseguiram facturar o ouro na modalidade. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, os chineses conquistaram todas as oito medalhas de ouro. Entre as mulheres, destaque para Nan Wang, da China. Ela vence o torneio simples e também o de duplas, com Ju Li, também da China, medalha da prata no simples.
REGRAS
O ténis de mesa é jogado em ginásios fechados. A mesa de jogo tem 2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 76 cm de altura e é dividida ao meio por uma rede com 1,83 m de comprimento e 15,25 cm de altura. Para os jogos de duplas, a superfície é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura na vertical. A bola pesa entre 2,40 g e 2,53 g e tem 38,2 mm de diâmetro. As raquetes devem ser de madeira e podem ter qualquer tamanho, peso ou formato.
A partida de ténis de mesa era constituída por sets de 21 pontos. Em julho de 2003, a Federação Internacional de Ténis de Mesa instituiu uma nova regra de pontuação e os sets passaram a ser compostos por 11 pontos. No caso de empate em 10, o vencedor será aquele que abrir uma diferença de dois pontos no placar primeiro. Na Olimpíada, os jogos individuais serão disputados em melhor de sete sets. Já as duplas vão disputar partidas em melhor de cinco sets.
No saque, a bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta. Antes do saque, tanto as mãos do sacador, quanto a raquete devem estar no campo de visão do adversário.
Cada jogador tem direito a cinco saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou seus múltiplos. Com o placar em 10 a 10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até que a diferença de dois pontos seja alcançada por algum dos jogadores.
No jogo de duplas prevalecem as mesmas regras. Mas o saque deve ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do receptor. É obrigatório que os toques na bola sejam alternados entre os jogadores.
0 comentários:
Enviar um comentário