terça-feira, 9 de junho de 2009

Triatlo



Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic
Union Internationale de Triathlon
Fundado em 1989; 87 Filiados
Desporto Olimpico desde 2000

Image and video hosting by TinyPic



HISTÓRIA

Criado no início dos anos 70, no clube San Diego Track Park Club, da cidade norte-americana de San Diego, o triatlo foi utilizado apenas como um método de treinamento para os corredores de média e longa distância do clube. Esta primeira prova, embrião do actual triatlo, incluía uma corrida de 10 km, 8 km de bicicleta e 500 m de natação.
Anos mais tarde, em 1977, um grupo de marinheiros norte-americanos discutia sobre qual era a prova mais exigente entre todas as que se praticavam no Havaí: a travessia a nado da baía de Waikiki, a volta ciclista a Ohau ou a prova de Maratona. O comandante da base, John Collins, lembrou-se das provas de treinamento do clube de San Diego e decidiu criar uma competição que reunisse os três eventos em uma mesma prova.
A primeira corrida foi disputada pela primeira vez em 1978 e, pelo desgaste sofrido pelos participantes, foi batizada com o nome de "Ironman" (Homem de Ferro). Com o decorrer do tempo, esta palavra passou a definir os participantes que conseguem completar o percurso. Em 1989, foi fundada na cidade francesa de Avignon a International Triathlon Union (ITU), e no mesmo ano foram disputados os primeiros campeonatos mundiais oficiais. A partir daí, as competições de triatlo foram padronizadas: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Incorporado aos Jogos Olímpicos em Sydney-2000, o triatlo é o mais novo entre todos os desportos reconhecidos pelo Comité Olímpico Internacional (COI). Na atualidade, a evolução deste desporto apresenta uma ampla variedade de modalidades, adaptando sua prática às condições climatológicas das diferentes estações do ano.
Na Olimpíada de estreia do triatlo, foram disputadas provas individuais - masculina e feminina - nas seguintes distâncias: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida a pé. Na Olimpíada de 2000, a natação foi a prova mais complicada pois, além da baixa temperatura da Baía de Sydney, os triatletas ainda tiveram que conviver com a ameaça da presença de tubarões na água. Como prevenção, os organizadores colocaram mergulhadores munidos de "repelentes" de tubarões (dispositivos que emitem ondas electromagnéticas para afastar os peixes) para acompanhar os triatletas. Não foi registrado nenhum acidente durante a prova.
Dois competidores que não eram considerados os favoritos ao ouro venceram a prova. O canadense Simon Whitfield e a suíça Brigitte McMahon surpreenderam e tornaram-se os primeiros campeões olímpicos da modalidade. No feminino, a americana Michellie Jones e a suíça Magali Messmer levaram a prata e o bronze, respectivamente. Já no masculino, Stephan Vickovic, da Alemanha, chegou em segundo e Jan Rehula, República Tcheca, em terceiro.

Image and video hosting by TinyPic



REGRAS

A prova de triatlo é a mesma para homens e mulheres. A competição começa com a prova de natação (1,5 km), seguida pelo ciclismo (40 km) e finalizada com a corrida (10 km). A expectativa dos organizadores é que os homens completem a prova em uma hora e 50 minutos (20 minutos para a natação, 60 para o ciclismo e 30 para a corrida). A prova feminina deverá ser completada com uma diferença de 12 minutos em relação à masculina.

Na natação, os atletas saltarão juntos e terão que percorrer um curso triangular, demarcado por bóias. Após terminar o percurso no mar, imediatamente o triatleta se dirige à área de transição para pegar seu equipamento e iniciar os 40 km da prova de ciclismo. Durante o percurso, o atleta só pode se mover em cima da bicicleta. Caso um dos pneus fure, é permitido que o competidor carregue sua bicicleta até uma estação de troca para seguir a prova. Em Sydney, equipes treinadas estarão posicionadas em seis estações para efetuar as trocas.

Na prova de ciclismo será permitido que os atletas façam uso do vácuo para melhorar sua performance. Até 1995, esse artifício era proibido. O vácuo consiste em se posicionar próximo do adversário que está à sua frente para tirar proveito da força imprimida pelo rival e não sofrer de modo acentuado a resistência do ar. As regras estabeleciam que um competidor deveria manter uma distância de no mínimo 10 metros em relação ao atleta da frente. A partir de Sydney, puderam se formar blocos de competidores para usufruir deste sistema e ter menos desgaste durante a prova.

Ao finalizar a prova de ciclismo, os atletas passarão novamente por uma área de transição antes de iniciar os 10 km de corrida.

Na área de transição, as regras são bem específicas. O competidor deve utilizar somente o espaço a ele destinado, não podendo de maneira alguma impedir o progresso dos adversários.

As penalidades geralmente são aplicadas quando um atleta interfere propositadamente no desempenho dos outros competidores ou quando viola as regras expressas da competição. Se alguém infringir alguma regra ou atrapalhar um oponente durante a prova de natação, ficará retido por 30 segundos antes de iniciar o ciclismo.

No ciclismo, são utilizados cartões amarelos e vermelhos, geralmente quando o triatleta causa perigo aos outros competidores. Dois cartões amarelos, que são de advertência, correspondem a um vermelho, que significa a desqualificação do competidor.


0 comentários:


JMC * Template