quinta-feira, 4 de junho de 2009

Golfe

Image and video hosting by TinyPic





DESCRIÇÃO

O golfe deriva de um jogo do século XV, cujos jogadores usavam um pau para bater num objecto redondo. O percurso era constituído por dunas de areia, tocas de coelho e outros obstáculos naturais. Este é o espírito que o jogo ainda hoje mantém.
O golfe é jogado numa vasta área de terreno, com vários obstáculos naturais, como dunas, areais, lagos e árvores. O objectivo consiste em jogar a bola para 18 buracos com o menor número de tacadas possível. Este é um desporto com forte componente individual, pois um jogador não pode influenciar os resultados do seu oponente.
Foram os escoceses que iniciaram este tipo de jogos e a eles se deve a origem do golfe, com as características que hoje lhe são conhecidas. Todavia, em meados do século XV, quando a Escócia se preparava para enfrentar as invasões inglesas, o Rei Jaime II viu-se forçado a banir o golfe e o futebol por distraírem as atenções da população dos treinos militares.
A medida foi ignorada em grande escala. No século XVI, a fama deste desporto espalhou-se por toda a Europa, sobretudo através da nobreza.
O primeiro campo foi construído em Leith, perto de Glasgow (Escócia). Em 1900, o golfe foi inserido no programa dos Jogos Olímpicos. Apesar das origens europeias, foi nos Estados Unidos que o golfe encontrou melhores condições para se desenvolver. Em 1916, foi formada a Associação Profissional de Golfistas. O jogo tinha regras diferentes nos dois continentes, americano e europeu, e só em 1951 é que ambas as partes adoptaram o mesmo conjunto de regulamentos.
No que concerne às competições femininas, a primeira prova realizou-se em 1946, e a vencedora foi Patty Berg. O clima de discriminação racial existente no golfe foi abalado em 1961, com o aparecimento do primeiro golfista negro, Charlie Stifford e, mais tarde, em 1997, Tiger Woods tornou-se no primeiro jogador negro a vencer o torneio de Masters, nos Estados Unidos.
Este desporto consiste em introduzir uma bola sucessivamente numa série de buracos (18) dis¬persos pelo campo de jogo, com o menor nú¬mero possível de pancadas dadas pelo jogador com um taco. No terreno onde o jogo se desen¬rola encontram-se obstáculos de vária natureza, e não existem dois campos de golfe iguais.
A bola de golfe é formada por um núcleo líquido ou sólido, envolto em borracha maciça ou em fio, e revestida por uma capa de borra¬cha dura. A sua composição afecta a sua per¬formance, existindo muitos modelos e fabrican¬tes. O seu diâmetro pode ser de 41,148 mm (bola «inglesa») ou de 42,672 mm (bola «ame¬ricana»), mas o seu peso é sempre de 45,927 g.
O golfe nasceu, ou pelo menos desenvol¬veu-se, na Escócia, onde já no século XIV era popular —- a ponto de os soldados terem sido proibidos pelo Parlamento de o praticar, pois consagravam pouco tempo ao treino militar.
Espalhou-se por toda a Grã-Bretanha nos sé¬culos seguintes, de onde passou a todos os con¬tinentes, levado pelos funcionários civis e mi¬litares que aquela nação espalhou pelo Mundo.
Em Portugal, a modalidade foi introduzida no século XIX pelos ingleses das firmas do vi¬nho do Porto em Vila Nova de Gaia. O Oporto Golf Club, como ainda hoje é chamado, é um dos mais antigos da Europa, fundado em 1890.
Alastrando depois para o Sul, primeiro na zona de Lisboa, depois nos Açores e na Madei¬ra, e mais recentemente no Algarve, é hoje pra¬ticado em 17 campos de golfe por cerca de 2000 praticantes portugueses e milhares de tu¬ristas estrangeiros.
A organização e gestão deste desporto em Portugal cabe à Federação Portuguesa de Gol¬fe, fundada em 1949.

GLOSSÁRIO

ABAIXO. V. MATCH-PLAY.
ABONO ou HANDICAP. Número de PANCA¬DAS de vantagem concedidas a um jogador, segundo regulamento próprio, que lhe permite jogar em plano de igualdade com qualquer ou¬tro (em MATCH-PLAY) ou obter um resultado NETT igual ao STANDARD SCRATCH SCORE do CAMPO (em STRQKE-PLAY). Quanto melhor o nível de um jogador, mais baixo é o seu abono. ACE. V. HOLE-IN-ONE.
ACIMA, V. MATCH-PLAY.
ADDRESS. Posição assumida por um jogador imediatamente antes de executar uma PAN¬CADA.
ADVICE. Qualquer conselho ou informação prestada ao jogador quanto à execução da PAN¬CADA que vai efectuar, que não incida sobre as REGRAS ou REGRAS LOCAIS, o qual apenas pode ser dado por um parceiro ou pelo CADDIE do jogador ou do seu parceiro.
ÁGUA CASUAL. Qualquer acumulação tem¬porária de água, neve ou gelo no CAMPO. ALBATROZ. Resultado num BURACO inferior em três pancadas ao PAR deste.
ALL SQUARE. V. match-play.
AMADOR. Aquele que pratica a modalidade com fins não lucrativos. (Existe um Estatuto do Amadorismo, muito severo.)
APPROACH. PANCADA, normalmente curta, dada com o objectivo de enviar a bola para o GREEN.
ÁRBITRO. Pessoa nomeada pela comissão or¬ganizadora de um torneio para, no CAMPO, de¬cidir sobre situações concretas e aplicar as RE¬GRAS e as REGRAS LOCAIS.
ATAQUE DE BOLA. Movimento violento e coordenado dos pulsos e do corpo no momento do impacte do TACO com a bola, destinado a dar a esta um forte impulso.
BACKSPIN. Efeito dado à bola, destinado a fazê-la rolar o menos possível ao cair no solo. BACKSWiNG. V, pancada.
BANDEIRA. Um mastro amovível de cerca de 2 m de altura, com um pano colorido, colocado
no centro do BURACO no GREEN, para assinalar a posição do mesmo.
BIRDIE. Resultado num BURACO inferior numa pancada ao PAR deste.
BLASTER. TACO de FACE muito aberta, desti¬nado a tirar a bola de um BUNKER ou de erva alta.
BOGEY. Resultado num buraco superior numa pancada ao PAR deste.
BUNKER («trap», nos EUA). Depressão ar¬tificial no CAMPO, normalmente com fundo de areia (por vezes de erva alta), que constitui um OBSTÁCULO.
BURACO. 1. Uma das zonas do CAMPO, de comprimento, largura e relevo variáveis (entre 100 e 600 m de comprimento), constituída por TEE, FAIRWAY, GREEN e OBSTÁCULOS, e bor¬dejada por ROUGH ou QUT-OFBQUNDS. 2. A cova feita no green onde é necessário introduzir a bola. Tem 107,95 mm de diâmetro e pelo menos 101,6 mm de profundidade.

BYE. 1. O número de BURACOS que não che¬garam a ser disputados, após o fim de uma par¬tida em MATCH-PLAY. 2. O facto de, graças ao sorteio, um jogador iniciar um torneio de MATCH-PLAY apenas na segunda eliminatória.
CADDIE. A pessoa que transporta os TACOS e demais equipamento do jogador e o auxilia de acordo com as REGRAS, normalmente remune¬rado.
CAÍDA. Lado para que descai a bola ao rolar no terreno.
CAMPO. O terreno em que se joga o golfe, constituído por 18 BURACOS muito diferentes entre si (certos campos têm apenas 9 buracos e são percorridos por duas vezes). Um bom campo de golfe ocupa cerca de 50 ha, A ex¬pressão «19.° buraco» refere-se humoristica-mente ao bar.
CHIP. Curto APPROACH em que a bola des¬creve uma trajectória baixa.
CLUB. Termo inglês para TACO. CLUBE. Associação de praticantes.
CONTRA BOGEY. Modalidade em que o jo¬gador joga contra o PAR de cada BURACO como se fosse um adversário em MATCH-PLAY, ven¬cendo ou perdendo ou empatando cada buraco.

Image and video hosting by TinyPic


DETRITOS ou LOOSE IMPEDIMENTS. Ob¬jectos naturais que se podem remover antes de se jogar a bola (excepto dentro de um obstáculo ou se aderentes à bola), tais como folhas secas, pedras soltas, ramos soltos, etc.
DORMIE. Situação em MATCH-PLAY em que o número de BURACOS por que um jogador vai a perder é igual ao número de buracos que faltam para terminar a VOLTA.
DOWNSWING. V. PANCADA.
DRIVE. Pancada jogada da zona do TEE, nor¬malmente com o DRIVER.
DRIVER. V. MADEIRAS.
FACE. Parte do TACO que bate na bola.
FAIRWAY. Zona relvada de um BURACO si¬tuada entre o TEE e o GREEN.
FERRO. TACO com a cabeça de metal. Como com as MADEIRAS, o peso e a abertura da face determinam a trajectória da bola. Os diferentes ferros são numerados de 1 a 10, existindo ainda outros para casos especiais.
FINISH. V. PANCADA.
FLUFF. Pancada defeituosa por o TACO ter ba¬tido no solo antes de bater na bola.
FOLLOW-THROUGH. V. pancada.
FORE! Grito de aviso quando uma bola mal jogada se dirige em direcção a alguém. FÕRECADDIE. Pessoa nomeada pela comis¬são organizadora do torneio e a quem cabe a função de indicar aos jogadores o local onde parou a sua bola.
FOUR-BALL. Modalidade de pares em que cada jogador joga com a sua bola, contando-se em cada buraco apenas o melhor resultado de cada par.
FOURSOMES. Modalidade de pares em que cada parceiro bate alternadamente a mesma bola.
GREEN. Zona final de cada BURACO, mais ou menos ondulada, onde com o PUTTER se intro¬duz a bola no buraco.
GREEN-FEE. Taxa cobrada pelo proprietário de um CAMPO a quem nele queira jogar golfe e não seja sócio.
GREENSOME. Modalidade de pares em que cada um dos dois parceiros inicia o buraco com a sua bola, continuando-o em seguida com a bola por que optar na modalidade de FOURSO¬MES.
GRIP. Modo de segurar o TACO, um dos facto¬res fundamentais para se ter uma boa técnica. Existem três grips básicos, que são o overlap-ping, o interlocking e o two-handed.
Image and video hosting by TinyPic
GROSS. Diz-se de um resultado «bruto», isto é, sem dedução do ABONO.
HANDICAP. V. ABONO.
HOLE-IN-ONE. Resultado 1 para o BURACO (a bola, jogada do TEE, entrou no buraco com uma só PANCADA). Raríssimo e exigindo muita sorte, este resultado é sempre festejado, pa¬gando o seu autor uma rodada de bebidas a to¬dos os presentes nesse dia.
HOOK ou PULL. PANCADA em que a bola descreve uma trajectória em curva para a es¬querda.
LIE. Posição em que a bola se encontra antes de uma PANCADA; bom "~, facilidade em jogar; mau -*% dificuldade, por estar em erva alta, numa encosta, sobre pedras, etc.
MADEIRAS. TACOS com cabeça de madeira destinados a obter o máximo comprimento na PANCADA, com sacrifício da precisão. Vão desde a madeira 1 (chamada DRIVER), de FACE quase perpendicular ao solo, até às madeiras 5, 6 e mais, de faces cada vez mais abertas. MATCH-PLAY. Modalidade em que um joga¬dor joga contra outro (ou um par contra outro) BURACO por buraco. Em qualquer momento da partida o jogador pode ir um ou mais buracos ACIMA (up, em inglês), ABAIXO (down, em in¬glês) ou ALL SQUARE (empatado), conforme ganhou mais, menos ou igual número de bura¬cos que o seu adversário. Um jogador ganha a partida quando chega ao final da VOLTA em posição acima, ou quando leva mais buracos de vantagem do que os que faltam para terminar a volta (neste caso o resultado é apresentado co¬mo, p. ex., 4/3 — 4 buracos acima e 3 por jogar).
MEDAL-PLAY. V. stroke-Play.
MINIGOLFE. Jogo disputado num pequeno re¬cinto, normalmente de cimento, baseado nos GREENS de um CAMPO de golfe. Não se con¬funde com o golfe, tendo organismo federativo próprio.
NETT. Diz-se de um resultado «líquido», com dedução do ABONO.
OBSERVADOR. Pessoa nomeada pela comis¬são organizadora de um torneio para no CAMPO testemunhar situações de facto.
OBSTÁCULOS ou HAZARDS São, além dos BUNKERS, os obstáculos com água (rios, lagos, riachos, valas, etc, artificiais ou não, mas devidamente assinalados). Se se situarem paralelamente aos FAIRWAYS , chamam-se obs¬táculos com água laterais.
OBSTRUÇÕES. Qualquer coisa artificial eri¬gida, colocada ou abandonada no CAMPO. Po¬dem ser amovíveis, como uma garrafa ou uma alfaia agrícola, ou fixas, como uma parede, uma ponte ou uma estrada.
OUT-OF-BOUNDS. Todo o terreno situado para além dos limites do CAMPO, devidamente assinalados.
PANCADA. Movimento efectuado pelo joga¬dor com a intenção de deslocar a bola. Consiste num movimento ascendente do TACO (BACK-SWING), seguido de um movimento descen¬dente (DOWNSWING), um novo movimento as¬cendente após o impacte com a bola (FOLLOW--THROUGH) e uma posição final (FINISH). A distância máxima percorrida por uma bola, na sequência de uma pancada dada em condições normais de clima e terreno, é de cerca de 300 m.
PAR. Chamado outrora BOGEY, é o número de PANCADAS que um jogador SCRATCH normal¬mente tem de executar para concluir o buraco em questão, e é função da distância deste (do TEE ao GREEN),
PENALIDADE. Sanção imposta ao jogador, de acordo com as REGRAS, que pode assumir vá¬rias formas, desde o acrescentar uma ou mais pancadas ao resultado até à desclassificação, passando pela perda do buraco (em MATCH--PLAY).
PITCH. 1. Curto APPROACH em que a bola descreve uma trajectória alta. 2. Um TACO es¬pecialmente concebido para a PANCADA acima.
PIVOT. Acção de rotação do tronco em relação às pernas durante a PANCADA. PLAY-OFF. Desempate obtido pela disputa de BURACOS suplementares.
PROFISSIONAL. É o praticante que faz do golfe a sua profissão e a sua fonte principal de rendimento (disputando prémios monetários, reparando e vendendo material, dando lições remuneradas, etc).
PROVISIONAL, BOLA. Bola jogada proviso¬riamente e que só será considerada «em jogo» se a bola jogada anteriormente estiver perdida OU OUT-OF-BOUNDS.
PULL. V. HOOK.
PUTTER. FERRO de cabeça pequena e FACE quase perpendicular ao solo, concebido para o jogo no GREEN.
Image and video hosting by TinyPic
PUTTING GREEN. V. GREEN.
REGRAS. Normas que regem o golfe, estabe¬lecidas e periodicamente revistas por acordo en¬tre o Royal and Ancient Golf Club of St. An¬drews, na Escócia, e a United States Golf Association. São muito complexas e numerosas.
REGRAS LOCAIS. Normas que, por autoriza¬ção das REGRAS, se aplicam especificamente a cada campo, tendo em consideração as suas ca¬racterísticas (relevo, clima, desenho, etc). ROUGH. Zona do campo fora dos TEES, FAIRWAYS, OBSTÁCULOS e GREENS, pouco OU nada tratada, contendo mato, árvores, areia, pedras, etc.
SCRATCH. 1. Competição sem atribuição de abonos aos concorrentes. 2. Jogador de abono zero (é forçosamente muito bom jogador).
SLICE. PANCADA em que a bola descreve uma trajectória em curva para a direita.
STABLEFORD. Modalidade em que o jogador joga contra o PAR de cada BURACO, alcanando 1 ponto se o resultado que obtiver for igual ao BOGEY, 2 pontos se for igual ao par, 3 se for inferior ao par numa PANCADA, etc.
STANDARD SCRATCH SCORE (SSS). É o resultado que um jogador SCRATCH deverá ob¬ter em determinado CAMPO em condições de jogo normais. Não é necessariamente igual à soma dos PAR de cada BURACO, pois toma em consideração as características normais do campo (dificuldade, largura dos FAIRWAYS, grau de arborização, quantidade de OBSTÁ¬CULOS, etc).
STROKE-PLAY. Modalidade em que cada jo¬gador (ou equipas de jogadores) joga contra to¬dos os restantes, vencendo aquele que obtiver o menor número de pancadas na VOLTA.
SWING. Movimento correspondente à PAN¬CADA.

Image and video hosting by TinyPic



TACO. O instrumento com que se bate a bola. É constituído por uma vareta de aço, de peso e flexibilidade variáveis, com uma pega na parte superior (mais grossa) e uma cabeça de madeira ou de aço na outra extremidade, contendo uma FACE de dimensões e ângulo em relação ao solo variáveis. O número total de tacos que um jo¬gador pode utilizar numa VOLTA é limitado pe¬las REGRAS a 14.

Image and video hosting by TinyPic
TEE. 1. Zona, devidamente delimitada, de onde se inicia o jogo de um BURACO. 2. Pe¬queno utensílio de madeira ou plástico (2 ou 3 cm de altura) que se espeta no solo e sobre o qual se coloca a bola, destinado a mantê-la acima do solo quando as REGRAS o permitem.
THREE-BALL. Modalidade de competição en¬tre três jogadores, cada um jogando a sua bola e disputando uma partida com cada um dos ou¬tros dois.
TOP. Pancada defeituosa em que a bola é ba¬tida no seu hemisfério superior, pelo que não se ergue do solo.
TOPSPIN. Efeito oposto ao BACKSPIN e desti¬nado a fazer rolar o mais possível a bola.
TRAP. V. BUNKER.
VOLTA. Percurso completo e pela ordem cor¬recta de todos os buracos do CAMPO.

0 comentários:


JMC * Template